
Nova SUV da BMW que muda de cor!
A novidade também pode contribuir para a eficiência do elétrico e conforto dos passageiros, já que a variação de cores claras e escuras pode refletir ou absorver a luz do sol em diferentes níveis, aquecendo ou refrigerando o veículo como um todo.
A fabricante pretende avançar no desenvolvimento da tecnologia e levar o conceito ao interior do carro também.
Segundo a BMW, o protótipo muda de cor com base na mesma tecnologia de papel eletrônico usada em e-readers (leitores digitais de livros). A superfície da carroceria conta com milhões de microcápsulas de diâmetro equivalente à espessura de um fio cabelo humano e cada uma dessas microcápsulas contém pigmentos brancos com carga negativa e pigmentos pretos com carga positiva.
Dependendo da configuração escolhida, o estímulo por meio de um campo elétrico faz com que os pigmentos brancos ou pretos se acumulem na superfície da microcápsula, dando à carroceria do carro a tonalidade desejada. Por enquanto, é possível alternar apenas entre branco, preto e algumas tonalidades de cinza. No entanto, a tecnologia não deve demorar para evoluir e se tornar compatível com novas cores.