Polimento traz problemas? 3 mitos e verdades sobre pintura do seu carro!

Espelhamento, cristalização e vitrificação são a mesma coisa?

Mito: Todos possuem ações distintas para embelezamento e proteção das pinturas dos automóveis. O espelhamento é uma técnica de polimento que consiste na uniformização da camada de verniz a fim de eliminar toda irregularidade (textura "casca de laranja") presente sobre a superfície tornando-a com aspecto semelhante ao espelho. Este método se dá através do lixamento utilizando lixas específicas de várias granulometrias e depois finalizando com compostos polidores e cera para proteção.

Já a cristalização e vitrificação são considerados procedimentos de proteção da superfície dos carros (polidos ou não) sendo que, para a primeira utiliza-se ceras à base de carnaúba e para a segunda é usado vitrificadores, geralmente à base de óxido de silício, que garantem uma maior proteção à pintura.

 

Toda técnica de polimento elimina parte da camada do verniz?

Verdade: Todo a técnica consiste na eliminação dos micro riscos presentes na superfície do verniz e proporcionando um brilho intenso. Ao contrário da cera automotiva, que pode ser aplicada em casa e não requer experiência, o trabalho deve ser feito por um profissional capacitado que avaliará quais são as melhores ferramentas e polidores mais recomendados de acordo com a idade e o tipo de verniz do carro. Por ser um método abrasivo, que removerá uma pequena camada do verniz que existe sobre a tinta, é preciso muito cuidado para que não comprometa a pintura, ainda mais se for original.

 

Todo carro, ao fazer o espelhamento, cristalização e vitrificação de pintura, é necessário antes fazer um polimento técnico?

Verdade: Para o espelhamento, é necessário realizar o processo de polimento, pois há necessidade da uniformização da camada do verniz. Já para a cristalização e vitrificação, dependerá muito do estado em que se encontra a pintura do veículo, mas na maioria dos casos é recomendado que se realize este procedimento, para retirar as impurezas da superfície realçando à sua beleza.